23 de abril de 2010

"For The Bible Tells Me So": documentário sobre a discussão entre homossexualidade e religião


Pra quem não sabe, eu já fui evangélico. Por 6 anos. E nesse período lutava constantemente contra a minha sexualidade, chegando ao ponto de namorar e noivar com uma garota pra me sentir "aceito", "normal". Por isso, a temática abordada pelo documentário For The Bible Tells Me So (EUA, 2007) acertou em cheio o âmago de minhas lembranças e emoções.

O filme, que estreou em 2007 no Sundance Festival, baseia sua narrativa a partir do ponto de vista de cinco familias extremamente religiosas - incluindo os pais do anglicano Gene Robinson, primeira pessoa abertamente gay ordenado a bispo por uma denominação cristã - e suas experiências pessoais em lidar com a identidade sexual de seus filhos, em contraponto à sua fé. A cada declaração percebemos que seja qual for a opinião sobre a homossexualidade ou a Bíblia, as coisas mudam de escopo quando estas afetam, de alguma forma, a base familiar.

O documentário também lida com os textos bíblicos, suas incongruências (é citado o famoso trecho de Leviticos que declara a homossexualidade como uma abominação e diz o mesmo sobre quem come camarão) e a ignorância da grande massa que lê a Bíblia em pedaços, influenciados por sua própria educação. Além de mostrar o medo pelo desconhecido, sentimento alimentado por séculos pela fé cristã.

Por fim, For The Bible coloca no centro do debate a pergunta: é uma escolha ou não (ser gay)? O filme assume essa pergunta de maneira criativa e divertida, através da utilização de uma humorada animação (aqui pra quem quiser ver).

O filme chega ao ponto de ser tendencioso? Opa, claro que sim. Mas é extremamente indicado. Merece ser visto.




6 deixaram seu recado:

Anônimo,  27 de maio de 2011 15:00  

Esse documentário mudou a minha vida :)

Rogério,  3 de dezembro de 2011 16:14  

Baixar o Documentário - For The Bible Tells Me So - http://tinyw.in/NJv8

Heberth 5 de janeiro de 2012 12:34  

Simplesmente perfeito, baixei e assisti, agora gravando para mostrar aos meus pais. Explica de forma clara e objetiva a visão da "Religião" e seus conceitos certos e errados sobre a homossexualidade. Todos deveriam ver esse filme, pois trata tbm sobre o preconceito e como devemos lidar com ele.

Eddy Silva,  20 de janeiro de 2012 22:36  

magnífico!

brunabora 19 de abril de 2013 20:45  

Baixar o Documentário - For The Bible Tells Me So - Sobre a discussão entre homessexualidade e religião. http://mcaf.ee/ngdej

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO