5 de fevereiro de 2009

Algumas regras de etiqueta para comunicações via internet

Netiqueta é a etiqueta da internet. Trata-se de um conjunto de recomendações para evitar mal-entendidos em comunicações via internet, especialmente em e-mails, chats, sites de relacionamento e outros.

Estas regras de etiqueta aplicadas à internet não são oficiais, nem estão documentadas em nenhum lugar. A compilação de normas abaixo está sendo escrita e expandida de forma colaborativa e voluntária, pelos próprios usuários da Internet.

Podemos destacar algumas bem relevantes:

  • Não enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM LETRAS MAIÚSCULAS. Se bem empregadas, as maiúsculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prática é compreendida como se você estivesse gritando, podendo causar irritação ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido.
  • Evite o uso do Internetês ("lindu", "mininu", "naum", "axu", etc.. etc..) com quem você não tem intimidade. Pessoas mais cultas tendem a não suportar esse tipo de escrita, e podem não querer se comunicar com você. Preste atenção no que você escreve, é possível que, em alguns dias, nem você mesmo saiba o que havia escrito.
  • Não envie uma mensagem supondo que a outra pessoa a entenda da forma como você a escreveu, pode ser que ela entenda de forma diferente. Uma mensagem escrita nunca ficará tão clara quanto um conjunto de palavras faladas. Procure ser o mais claro possível pra não gerar nenhuma confusão. Uma boa prática é sempre reler a frase escrita, pelo menos uma vez antes de enviar para ter certeza de que faz sentido.
  • Ninguém é obrigado a usar a norma culta, mas use um mínimo de pontuação. Ler um texto sem pontuação, principalmente quando ele é grande, gera desconforto, e, além disso, as chances dele ser mal interpretado são muitas.
  • Respeite para ser respeitado e trate os outros como você gostaria de ser tratado.
  • Evite ser arrogante ou inconveniente.
  • Lembre-se que dialogar com alguém através do computador não faz com que você seja imune às regras comuns da nossa sociedade. Do outro lado do computador existe uma pessoa como você.
  • Use sempre a força das idéias e dos argumentos. Nunca responda com palavrões, mesmo que usem de grosseria contra você. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles.
  • Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ninguém é obrigado a suportar ofensas e má-educação. Caso alguém insista nessas práticas, ignore-o. No caso do twitter, existe o botão de unfollow/ block de usuários.
  • Sempre responda todas as mensagens recebidas, mesmo que não haja interesse de sua parte em manter contato. Esse alguém perdeu tempo escrevendo algo para você e merece uma resposta, mesmo que seja negativa, ou apenas uma resposta curta.

Acima de tudo, utilize seu bom senso e pratique o respeito.

E você? Tem a sua regrinha de etiqueta para indicar?

Fonte (com algumas adaptações): Wikipedia


4 deixaram seu recado:

miminzuku 5 de fevereiro de 2009 15:59  

algumas pessoas não fazem a mínima idéia do que seja isso. mandarei o link do blog para alguns amigos inconvenientes...

Daniel 5 de fevereiro de 2009 17:02  

Dependendo da formalidade do texto, você pode usar emoticons. Servem exatamente para superar um pouco a barreira da linguagem escrita para tentar passar a emoção certa do que se está dizendo.

Por exemplo, uma piada levada a sério pode gerar um grande mal entendido se não tiver um ;) junto.

Lucca Koch 5 de fevereiro de 2009 19:43  

alguns itens desses deveriam ser leis da internet! :P (ui usei emoticon)

MIXUGUÊS NUNCA MAIS! Morte, isso cada vez mais se espande por toda a internet!

gostei daqui,
"favoritei"

Diógenes de Souza 6 de fevereiro de 2009 00:33  

Cara, o pior de tudo é esse idioma que inventaram na internet. Não suporto esse excesso de x e diminutivos para tudo. Odeio. Simplesmente odeio! Os emoticos até são bem-vindos. Mas tudo em demasia é prejudicial. Enjoa.

ótimo texto.
dá um bom alerta a algumas figuras..XD

Abraço.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO