20 de outubro de 2008

PECADO NOS OLHOS DOS OUTROS É REFRESCO

Por Rubem Alves

Cristãos fundamentalistas são os que acreditam que as sagradas escrituras foram ditadas diretamente por Deus e que, por isso, tudo o que nelas está escrito é sagrado, verdadeiro e deve ser obrigatoriamente obedecido para sempre. A verdade divina está fora do tempo. Aquilo que Deus comandava há 3.000 anos é válido para hoje e para todos os tempos futuros.

Digo isso a propósito de uma carta dirigida a Laura Schlessinger, conhecida locutora de rádio dos Estados Unidos que tem um desses programas interativos que dá respostas e conselhos aos ouvintes que a chamam ao telefone. Recentemente, perguntada sobre a homossexualidade, a locutora disse que se trata de uma abominação, pois assim a Bíblia o afirma no livro de Levítico 18:22. Um ouvinte escreveu-lhe então uma carta que vou transcrever:

'Querida doutora Laura, muito obrigado por se esforçar tanto pra educar as pessoas segundo a lei de Deus. [...] Mas, de alguma forma, necessito de alguns conselhos de sua parte a respeito de outras leis bíblicas e sobre a forma de cumpri-las: gostaria de vender minha filha como serva, tal como o indica o livro Êxodo, 21:7. Nos tempos em que vivemos, na sua opinião, qual seria o preço adequado?

O livro de Levítico 25:44 estabelece que posso possuir escravos, tanto homens quanto mulheres, desde que não sejam adquiridos de países vizinhos. Um amigo meu afirma que isso só se aplica aos mexicanos, mas não aos canadenses. Será que a senhora poderia me esclarecer esse ponto? Por que não posso possuir canadenses?

Sei que não estou autorizado a ter qualquer contato com mulher alguma no seu período de impureza menstrual (Levítico 18:19, 20:18 etc.). O problema que se me coloca é o seguinte: como posso saber se as mulheres estão menstruadas ou não? Tenho tentado perguntar-lhes, mas muitas mulheres são tímidas e outras se sentem ofendidas.

Tenho um vizinho que insiste em trabalhar no sábado. O livro de Êxodo 35:2 claramente estabelece que quem trabalha aos sábados deve receber pena de morte. Isso quer dizer que eu, pessoalmente, sou obrigado a matá-lo?

Será que a senhora poderia, de alguma maneira, aliviar-me dessa obrigação aborrecida?

No livro de Levítico 21:18-21 está estabelecido que uma pessoam não pode se aproximar do altar de Deus se tiver algum defeito na vista. Preciso confessar que eu preciso de óculos para ver. Minha acuidade visual tem de ser 100% para que eu me aproxime do altar de Deus?

Eu sei, graças a Levítico 11:6-8, que quem tocar a pele de um porco morto fica impuro. Acontece que adoro jogar futebol americano, cujas bolas são feitas de pele de porco. Será que me será permitido continuar a jogar futebol americano se usar luvas?

Meu tio tem um sítio. Deixa de cumprir o que diz Levítico 19:19, pois que planta dois tipos diferentes de semente ao mesmo campo, e também deixa de cumprir a sua mulher, que usa roupas de dois tecidos diferentes - a saber, algodão e poliéster. Será que é necessário levar a cabo o complicado procedimento de reunir todas as pessoas da vila para apedrejá-las? Não poderíamos queimá-las numa reunião privada?

Sei que a senhora estudou esses assuntos com grande profundidade de forma que confio plenamente na sua ajuda. Obrigado de novo por recordar-nos que a palavra de Deus é eterna e imutável'


8 deixaram seu recado:

samiemaybe 20 de outubro de 2008 13:22  

Eu sou insuportável, não queria mesmo comentar mas eu preciiiiso!!kk
Já li essa carta umas tantas vezes e acho que pela sua descrição me encaixo como "cristã fundamentalista" pq de verdade, mesmo parecendo babaca ao cubo, eu acredito q a Bíblia foi "ditada" por Deus e tal, só o q acontece é que por mais incoerente e hipócrita que pareça, houve uma evolução. Nem tudo que se considerava errado se considera ainda pq houve uma mudança de culturas. Depois de Jesus os apóstolos foram espalhar Seus ensinamentos pelo mundo e se depararam com diversas culturas, e muito do que era prática comum foi condenado, como por exemplo Êxodo, 21:7 que era algo comum milhares de anos atrás aos judeus e que eles mesmos não cumprem hj em dia por causa da evolução da sociedade. Entendo que parece confuso aceitar que umas coisas mudaram e outras não, mas pra mim é assim que a sociedade se transforma. A Bíblia condenar o homossexualismo[idade?] como pecado é até compreensível (sociedade patriarcal e tal), o que não pode acontecer é nego se achar no direito de discriminar um homossexual com base nesse texto de Levítico até pq foi Jesus qm condenou a acepção de pessoas. Anywaw, bjs e desculpa falar d+!

mah.rcius 20 de outubro de 2008 16:47  

Fantástico!
Adorei! Nada de trabalhos ao sábados, caso contrário: morte!

Daniel 21 de outubro de 2008 13:50  

Eu adoro essas pessoas que se dão ao trabalho de esmiuçar esses anacronismos da Bíblia.

é a maior prova que ela é só um conjunto de escritos que retratam mais a cultura de um povo numa época do que ensinamentos divinos de verdade.

Acho que vou imprimir essa lista e passar a andar com ela na carteira.

Anônimo,  22 de outubro de 2008 23:56  

Amo essa carta, por ser contundente e irrefutável. Só mesmo dois trechos da Bíblia cabem aqui:
1.Hb.8,12e ss., que dizem que o "VT está caduco e prestes a desaparecer" e que o VT fosse bom não precisávamos de um novo;
2. Jesus, depois de citar o Maior Mandamento, afirmando: NISSO SE RESUME TODA A LEI E OS PROFETAS. Ora, a "Lei" era o VT. Por isso, Agostinho viria a dizer: "Ama e faze o que quiseres!"
Paz para todos os gays cristãos.

Marcos Freitas 26 de outubro de 2008 13:33  

Assim como a pessoa do primeiro comentário, eu também já li várias vezes esse texto, mas os evangélicos esquecem de dizer que leviticos é um livro de leis, e leis que cabiam ao povo judeu, é um livro histórico para nos.

Alexandre Lucas 27 de outubro de 2008 23:03  

Digo e repito: a religião envenena TUDO!

Thulio Debrusk 31 de outubro de 2008 22:48  

Muito fácil pegar um livro que fora dado por Deus aos judeus como Lei e interpretá-lo superficialmente. Por isso, as suas interpretações muitas vezes estão erradas. O que o livro de Levítico quer passar para nós, hoje, homens e mulheres do século XXI, não são apenas podes e não-podes. É um dos livros da Bíblia mais díficeis de compreensão para nós, que vivemos em um sociedade onde os valores são iluministas.
O livro de Levítico nos ensina o amor de Deus. A questão, por exemplo, da mulher menstruada. Hoje, com o avanço científico desde o Renascimento, nós sabemos que através do sangue muitas doenças são transmíssiveis. Então, Deus na sua onisciência, por amor do Seu povo, ordenou aos hebreus, que estavam a milênios antes da Revolução Científica, que retirassem do seu arraial a mulher menstruada, o leproso, etc. Com a finalidade de transmitir doenças ao restante do povo. Não é porque Deus não é amor.
Enquanto a questão da homossexualidade. Paulo, em sua carta aos romanos, que está no Novo Testamento (que não contradiz o Antigo Testamento), afirma que a prática do homossexualismo é pecado (Romanos 1.27).
Não lhes falo tudo isso para acusá-los. Antes, porque Jesus os amou. E eu tenho experimento o Seu amor na minha vida e quero compartilhá-lo com vocês. Permitam que o Espírito Santo fale aos corações de vocês. E deixe, ao menos uma vez, Deus revelar o Seu amor a vocês.

Marcelo Serrano Goltzman 1 de novembro de 2008 02:14  

Esse comentário me deu um sonoooooooo!
Cristãos interpretam a bíblia sempre a seu favor, e sempre da maneira que melhor lhe convém!
Segundo dito acima, Romanos 1.27diz que o "homossexualismo" (pra te inteirar, não se diz mais homossexualismo, pois o significado do sufixo "ismo" quer dizer, dentre outras coisas, "doença", coisa que a HOMOSSEXUALIDADE (esse é o termo correto!) não é considerada há muitos anos, mas o que foi dito em Levítico deve ser interpretado de várias maneiras, afinal, segundo você mesmo diz, thulio, é um dos livros mais difíceis.
Os Cristãos, seguidores ferrenhos da Bíblia e temedores de Deus, devem aprender a aceitar as pessoas como elas são, e não como eles gostariam que elas fossem!
O que aconteceu com aquele famoso mandamento, que diz "AMAI-VOS UNS AOS OUTROS. Como eu vos amei"?
Aprendam, também, a aceitar as diferenças, e que, no final, todos são filhos de Deus (mesmo vocês achando que só vocês são, e nós, os gays, não!).

PS: Vou te poupar de problemas futuros e te dar um toque: Não se fala mais "leproso", você sabia?
Isso pode te dar um processo, então, se cuida!

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO