8 de setembro de 2008

PARANÓIA DA MONETIZAÇÃO

Quando eu criei meu primeiro blog, em meados de 2004, o fiz no intuito de compartilhar meus pensamentos, idéias e acontecimentos. Como se fosse um diário mesmo. Porém virtual.

Na época existiam vários blog’s com a mesma iniciativa e outros criados para serem um meio alternativo de informações. De certo modo era maravilhoso saber que existiam pessoas sem o “rabo preso” e comprometidas com a noticia no seu estado bruto. Além de estarem dispostas a investir seu tempo em compartilhar estas com os demais.

Passaram-se os anos. Mais e mais blogs começaram a nascer. Alguns criativos e outros nem tanto. Alguns ricos em conteúdo e outros mais rasos do que um pires.

Atualmente, pelo que tenho visto e lido por aí, parece que páginas limpas e com conteúdo ficaram no passado (claro, salvo algumas exceções), pois os blog’s entraram numa paranóia sem precedentes na história. A da monetização.

Hoje qualquer novo ou velho espaço, mesmo com o conteúdo mais xifrim do mundo, insere um maldito Ad-Sense ou um famigerado anúncio do Buscapé. Estes, sempre presentes nas barras laterais ou então entre os post’s, fazendo o leitor que está em busca de conteúdo, ficar pulando aquele monte de anúncios.

Isso sem falar daqueles blog’s onde os textos são recheados daqueles links em que ao passar o mouse, abrem pequenas janelas, atrapalhando a leitura e gerando uma aflição sem tamanho. Oras, isso é burlar e brincar com a inteligência do leitor. Completa falta de respeito.

Aliás, juro que não olho nenhum daqueles anunciantes. Juro também que não clico neles nem por descuido.

E nem vou comentar os posts pagos, pois seria um assunto que não caberia aqui.

Infelizmente, a cada novo ou antigo blog que visito começo a ter esta triste constatação: tentativas e mais tentativas de se monetizar a página a qualquer custo.

Pensem comigo: Se uma pessoa visita determinado blog, ele está, supostamente, interessados no conteúdo, e não em comprar alguma coisa, não é?

Então, a partir do momento em que você mistura propaganda e conteúdo, o blog perde sua funcionalidade e deixa de ser objetivo. E, pior, existem milhares de blog’s que tem uma visitação ínfima e que demoraria 10 anos pra lucrar com qualquer tipo de monetização, mas acaba enchendo o mesmo de anúncios.

Além de também ser triste perceber que quase ninguém está preocupado em acrescentar coisas novas e aproveitar o espaço para difundir idéias que ninguém ainda havia pensado ou divulgado. Pois, muitos destes limitam-se a reproduzir basicamente as mesmas opiniões que assistimos na Tv ou lemos nos grandes jornais. A blogosfera virou reprodutora, ao invés de ser geradora de conteúdo.

Eu sei que existem milhares de pessoas que acreditam que um blog pode, sim, ser uma maquininha de fazer dinheiro, além de também acreditar que um blog MUITO visitado pode ser uma mina de ouro e capaz de dar origem a excelentes oportunidades, mas é preciso ter talento e dedicar-se bastante.

Por isso não generalizo. Apenas sinalizo. Pois querer ganhar dinheiro com o blog a qualquer custo, deixando o conteúdo em segundo plano acaba desvirtuando completamente o sentido e a essência de um blog.

9 deixaram seu recado:

Jonatas Oliveira 8 de setembro de 2008 17:03  

pouts! disse tudo, cara! eu fujo de blogs com ads e outras porcarias... Confesso que eu já passei por essa paranóia mas livrei dela aos poucos pq fugia da essência do trabalho...

Só a template nova do meu blog antigo que tem uns anúncios embutidos mas já estou estudando como tira... e em breve quero aquilo fora de lá!

Ab's!

Clebs 8 de setembro de 2008 17:20  

Eu também super concordo com você...

Dinheiro todo mundo quer, né!? Fazer por onde...é outro história

Daniel 8 de setembro de 2008 19:25  

< /vergonha> eu tenho google ads no meu blog

mas nunca tive a pretensão de ganhar algum dinheiro em cima daquilo. é mais pq eu clico nos anuncios do blog de um amigo e ele clica nos meus. acho que já juntei 2 centavos assim. :DDDD

mas os links no meio do texto q abrem janelas são o cúmulo da irritação.

Serginho Tavares 9 de setembro de 2008 00:51  

ja tive blog ha uns 4 anos atrás. parei. fui pro flog. parei daquela futilidade e to aqui de volta. pelo menos lêem e vou sempre nos blogs que acrescentam algo pra mim!
sobre ganhar dinheiro. espero que o meu um dia valha algo.
porque eu venderia lindamente!

@bbel,  9 de setembro de 2008 06:34  

Concordo que hoje tem muito bloggueiro apenas afim de ganhar dinheiro a qualquer custo, alguns nem se dão ao trabalho de fazer um post decente, apenas saem copiando o melhor que tem na internet e enchendo o blog com aquela caralhada de anúncio, também não acho isso legal..

Mas acho justo que blogs de conteúdo original e posts constantes tenham alguna monetização disso, o problema é que existe uma fina linha entre usar anúncios com bom senso e fazer do blog um puleiro de anúnciantes, é triste quando percebemos que essa linha é apagada por alguns blogueiros que consideravos bons...
But, fazer o que né? tb tenho essa politica de não clicar em porra nenhuma! Mas em alguns casos, qdo percebo que é um blogueiro COM NOÇÃO, até clico de boa vontade, pra ajudar mesmo.

eduardo,  9 de setembro de 2008 10:39  

Sem querer ofender, mas acho que você está um ano atrasado na discussão.

Sem dúvida está cheio de blog ruim por aí, com ou sem anúncios, assim como o contrário também é verdade.

E se você deixa de ler um blog que gosta pq ele tem propaganda, é uma pena, mas só quem perde é você. Mantenha então a postura e não veja mais nenhum filme que tenha algum merchan na história (xii...filme americano não dá mais então...) e também esqueça as principais séries de TV, porque elas estão cheias de "posicionamento de produto" também (e nem estou falando dos intervalos comerciais).

No final, como sempre, o que vale é o conteúdo. Se o site agrega valor e informação pra você, que diferença faz ele ter ou não anúncio? Se não quiser não precisa clicar, mas - olha só que bacana - se você clicar, o seu blogueiro preferido ainda ganha uns trocados. Nem precisa comprar nada, basta clicar e deixar o site seguinte abrir.

É claro que é possível produzir bom conteúdo sem ganhar nada em troca, mas um cara bom que se sustente com a própria atividade blogueira pode te entregar coisa ainda melhor porque tem tempo pra pesquisar, correr atrás de informação e elaborar melhor o que escreve, vide os exemplos gringos dos maiores blogs do mundo como huffington posts, boing-boing, neatorama e centenas de outros.

Marcos Freitas 9 de setembro de 2008 11:32  

Ganhar dinheiro com blog? Isso é uma piada, e a piada fica maior ainda quando o blogueiro declara essa pretenção. Não rola.

Estefanio 12 de setembro de 2008 06:27  

Casos e casos né?
Mas resumindo: as propagandas de blogs brasileiros são porcas! Fora do Brasil tem blogs que funcionam com propagandas, patrocinio e a tudo mais. Coisa direcionada especifica e de acordo com o conteúdo do blog.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO