19 de agosto de 2008

INTOLERÂNCIA E PRECONCEITO

O preconceito e uma forma de autoritarismo social de uma sociedade doente. Normalmente é causado pela ignorância, isto é, o não conhecimento do outro que é diferente. O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vêm acompanhadas por teorias e justificativas. O racismo e o etnocentrismo, por exemplo, defendem e praticam a superioridade de povos e raças.

O preconceito é motivado pelo medo. Pela falta de coragem de ir conhecer um terreiro do candomblé ou de visitar um doente com aids. O medo da lepra tem uma história milenar. Há uma espécie de preconceito espontâneo em relação a tudo que é diferente ou desconhecido.

Preconceito é uma atitude discriminatória que se baseia nos conhecimentos surgidos em determinado momento, como se revelassem verdades sobre pessoas ou lugares determinados. Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são o social, racial e sexual.

A intolerância quanto à orientação sexual é manifestada por atos conhecidos como homofobia, que se expressa através de "simples" insultos verbais, como chamar o homossexual de “bichinha”, “viadinho”, “sapatão”, “boiola” e outros. As piadas sobre homossexuais quase sempre revelam atitude de preconceito. A TV já divulgou, no Brasil, agressões bárbaras contra homossexuais, algumas provocando até a morte, por parte de grupos de jovens com mentalidade machista e, portanto, conservadora.

Todos os seres humanos têm direito à autonomia e à autodeterminação no exercício da sexualidade, que inclui o direito ao prazer físico, sexual e emocional, o direito à liberdade na orientação sexual, o direito à informação e educação sobre a sexualidade e o direito à atenção da saúde sexual e reprodutiva para a manutenção do bem-estar físico, mental e social.

A Constituição Federal estabelece a igualdade entre homens e mulheres proibindo qualquer discriminação baseada em sexo ou em orientação sexual e prega a liberdade das pessoas, de ambos os sexos, agirem como quiserem em relação ao seu comportamento sexual.

Sob o ponto de vista penal, a homofobia pode constituir um crime, prevendo pelo código penal uma pena de detenção de três meses a um ano, além de multa para quem cometer esses atos. Se houver violência física, o agressor também responderá pela agressão e a pena pode ser de até oito anos de cadeia, em determinados casos.

Exija mais que seus direitos. Exija RESPEITO!



8 deixaram seu recado:

Editor do nitroG,  19 de agosto de 2008 10:19  

Oie, adorei o texto! Posso publicar no nitrog.com.br com os devidos links?

Rubens Oliveira 19 de agosto de 2008 10:26  

Claro que pode publicar! Este tipo de informação nasce pra ser multiplicada!! ;-)

Dan Galego 19 de agosto de 2008 11:01  

O preconceito humilha
e a humilhação faz sofrer!

PL 122/06 _ SIM!!

É uma luta pela liberdade.

Clebs 19 de agosto de 2008 11:28  

Devo ter a cabeça muito aberta para entender quem tem a cabeça muito fechada...

Ignorância = preconceito.

Marcos Freitas 19 de agosto de 2008 12:00  

Isso mesmo, vamos dizer não ao preconceito.

Mabe 19 de agosto de 2008 13:55  

De acordo.
Respeito acima de tudo, para todos....o mundo seria bem melhor se todos se respeitassem.

Abraços

Klero 20 de agosto de 2008 00:02  

o texto está ótimo, só fico me perguntando até quando teremos que escrever esse tipo de conteúdo que sempre soa tão... gasto. necessário, mas antigo...

eu mesmo pensei em abordar o assunto deois de ler algumas notícias na folha online de hoje, mas desisti. que bom que você escreveu! =D

uomini 20 de agosto de 2008 22:28  

Ótimo texto, mas não acredito que a sensação de medo dê conta de ocupar o papel de motivador da ação preconceituosa. Enxergo nas religiões a grande motriz social do arrefecimento do preconceito. Em minha opinião: constituem a forma oficial e "dentro da lei" da perpetuação desse comportamento. A moralidade religiosa (parodiando Nietzsche) é o catalisador da homofobia em praticamente todos os momentos da história, não acha?

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO