12 de agosto de 2008

BEM VINDO A BREST

Filmado com uma clara referência as pinturas de George Quaintance e pela escola surrealista de artistas como Giorgio de Chirico e Salvador Dalí, uma obra marcada por desenhos de marinheiros mal vestidos e permeado pelos ácidos tons amarelo e laranja, um grande filme tomou corpo. Falo de Querelle (1982). Último longa do diretor Rainer Werner Fassbinder (que faleceu devido a uma overdose de drogas logo após a conclusão das filmagens) e adaptado a partir do romance Querelle de Brest, obra do autor francês Jean Genet.

Com o enredo centrado na história do jovem marinheiro francês Querelle, quando este chega a Brest e começa a freqüentar um estranho bordel. Ele acaba descobrindo que o seu irmão é o amante da dona, Lysiane. Quem, neste lugar, aceitar uma disputa de jogo de dados com o famoso Nono, marido da dona do bordel, e ganhar, faz amor com Lysiane. Mas, no caso de derrota, faz sexo com Nono. Porém é extremamente nítida a vontade de Querelle em querer perder esse jogo.

Trata-se de um filme diferente, tanto na sua concepção quanto no seu conteúdo. O cenário é visivelmente gravado em estúdios. Gerando assim, uma pertinente teatralização para a história. Com a luz que recai sobre os atores, esta enfatiza o aspecto sombrio em torno dos personagens e consegue nos envolver naquela atmosfera carregada ao extremo pelo erotismo.

Aborda de maneira corajosa, para a época, o tema da homossexualidade (período onde inúmeros casos de AIDS começaram a pipocar na mídia, onde ainda “creditavam este vírus como doença de Gays”) sendo provocador àqueles que discriminam os que são favoráveis a esta orientação.



Com a frases "todo homem mata aquilo que ama", temos a máxima que pontua a subversão desse filme. Há um crime, que termina por envolver várias pessoas, as que desembarcaram no porto, e as que vivem ali. Quem morreu? Quem matou? O que tem Querelle com toda essa história? Pontas abertas que nos levam a reflexão.

No decorrer do filme podemos observar e constatar a transformação de um jovem garoto em um homem. Com isso, Querelle acaba subvertendo a ordem de um jeito que encanta.

A visão que Fassbinder nos ofecere é do ponto de vista de personagens marginalizados. A vida em cantos obscuros vista e questionada por personagens mais obscuros ainda. No decorrer do filme podemos observar um jovem garoto que se transforma em um homem. Querelle acaba subvertendo a ordem de um jeito que encanta.

Com excelentes interpretações de Brad David como Querelle, de Franco Nero como Tenente Seblon e de Jeanne Moureau no papel de Lysiane. (Por sinal a única mulher do filme. Seria alguma referência Freudiana?)

Curiosidades:

- Jean Genet, autor da obra que inspirou o filme, aparentemente nunca chegou a assistir ao longa por alegar que não gostaria de reviver as situações contadas no romance.

- Existe um documentário, intitulado The Wizard of Babylon, rodado em paralelo as filmagens de Querelle que incluem as últimas tomadas do diretor Fassbinder antes de sua morte.


Querelle. 1982. Alemanha. Direção: Rainer Werner Fassbinder (As Lágrimas Amargas de Petra von Kant). Elenco: Brad Davis (Midnight Express), Franco Nero (Django), Jeanne Moreau (Jules et Jim), Gunther Kaufmann, Hanno Poschl. Gênero: Drama, Policial, Romance. Duração: 108 minutos.

5 deixaram seu recado:

Serginho Tavares 12 de agosto de 2008 22:03  

"todo homem mata aquilo que ama"
linda frase
esse filme é famoso mas nunca vi
preciso ver
juro

adoro esse blog
e muito
beijos

Klero 13 de agosto de 2008 00:05  

Jeanne Moreau é daquelas que garante filme bom. Já não se fazem atores como antigamente...!

(Preciso rever o filme!)

Marcos Freitas 13 de agosto de 2008 10:48  

Otima recomendação, preciso ver esse filme.

HAIRYBEARS 13 de agosto de 2008 12:59  

ADORO ESSE FILME

BEIJOS






HAIRYBEARS
http://hairybears.blogspot.com/

Too-Tsie 16 de agosto de 2008 01:48  

Só pelo visual esse filme é uma obra prima.
Preciso assistir de novo, acho que tem mais de 10 anos que assisti.
Tem um outro filme de Jean Genet que é bem foda, numa prisão, filme mudo.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO